quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Onde tudo começou


Em 2005, através do Ilustrasite, o mais importante fórum de ilustradores da internet, soube de uma palestra no Sesc Carmo, em São Paulo com o genial Benício, um artista gráfico que sempre gostei. Poderia assim unir o útil ao agradável: conhecer de perto aquele que por tanto tempo tive admiração e também alguns colegas ilustres da lista, que só conhecia por e-mails. Foi uma noite cheia de revelações, de construção de amizades e principalmente de inspiração. Saí de lá com a idéia do documentário na cabeça e começei a colocar no papel. Conhecer a história que foi contada sobre a importância da literatura popular das décadas de 60/70 e em especial das edições ZZ7 e da deliciosa espiã Brigitte Montfort, através das experiências do Benício e do Nelson Motta, que estava presente também como palestrante, foi muito inspirador.
O Benício é um cara fantástico, um artista que emana conhecimento de seu ofício e de uma humildade cativante para quem tem um currículo reconhecido até internacionalmente.
Resolvi então mergulhar nessa empreitada juntamente com uma produtora, parceira de há muito tempo em vários projetos e com um currículo de extrema qualidade e competência, a Movietrack Cinema e Televisão. Inscrevemos o documentário nas leis de incentivo e fomos aprovados. Agora estamos na fase de captação de recursos e pré-produção do projeto, que pretendemos começar a gravar no próximo ano.
Queria deixar meus agradecimentos iniciais a Montalvo Machado, pelas dicas e entusiasmo; a Orlando Pedroso e a SIB, que abriram espaço para que captássemos imagens da palestra do Benício durante o Ilustra Brasil/2006; a Gonçalo Júnior que escreveu a biografia definitiva "Benício - o mestre das pin-ups e dos cartazes de cinema" pelo carinho, palavras de incentivo e pela autorização irrestrita de seus textos; ao próprio Benício pela paciência e generosidade, ao Kako e a todos os ilustradores que lutam para se manter no ofício com dignidade.
A eles dedico esse projeto.

Nenhum comentário: