quarta-feira, 22 de novembro de 2006

A idéia original

Esse texto faz parte do folder e é indicativo da idéia geral do documentário.

O ENCONTRO DE BENÍCIO COM BRIGITTE MONTFORT

De um lado, o maior ilustrador brasileiro da segunda metade do século XX, José Luiz Benício da Fonseca; de outro, uma personagem carismática, sensual, que ao sair das mãos do artista arrebatou milhões de leitores nas décadas de 60 e 70, Brigitte Montfort, a Baby. Como se fora mais uma espetacular missão que saltasse das páginas da inesquecível ZZ7, pocket-book que vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares em plena ditadura, a sensual espiã de olhos azuis, cabelos negros e corpo escultural ressurge em carne e osso, visita o artista em seu estúdio e desvenda assim a trajetória artística do mestre.
Esse reencontro, cheio de nostalgia e lembranças, traça um painel de um conturbado período político em contraponto com uma produção artística de grande criatividade nas artes gráficas, em especial a ilustração brasileira e a obra de Benício. O mestre tem muito a nos contar, desde sua saída do interior gaúcho para Porto Alegre, onde foi pianista da Rádio Gaúcha, até sua chegada ao Rio de Janeiro, quando entrou definitivamente no mundo das artes gráficas. Benício desenvolveu uma carreira que hoje é motivo de homenagens vindas de toda parte, de estudantes de belas artes ao meio artístico e publicitário.
É todo esse universo que a adorável agente Brigitte Montfort irá apresentar de forma dinâmica, bem-humorada e, obviamente, bastante sensual. Brigitte encontra Benício e o público descobre a arte de um verdadeiro mestre, reconhecendo a importância da ilustração como registro de uma época e elemento forjador de nossa cultura.

Nenhum comentário: