quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Sinopse do documentário

Sobe trilha instrumental inspirada nos sucessos da época, em especial as fusões entre bossa-nova, jazz e samba. Close em pés femininos andando pelo calçadão do Rio de Janeiro. Flashes cortam para imagens do Brasil nos anos 60/70 – ditadura militar, seleção brasileira, desfiles de misses, festivais de música, programas e comerciais de TV.
Corta para mulher chegando em uma banca, pegando um exemplar da coleção ZZ7, e pensando alto com voz macia e enigmática:
- “Que saudade... quanto tempo se passou...” close na ilustração da capa.
A ilustração enche a tela e inicia-se um desfile de várias outras entremeadas por pequenos comentários, tais como:
-“Uau! Nessa ele caprichou mesmo, danadinho”...
-“Não é à toa que todos me desejavam”...
-“Não vejo a hora de reencontrá-lo” entre outros.
Corta para close de pincel em pintura a guache no estúdio do artista.
Benício começa a ilustrar uma belíssima imagem de Brigitte e sua voz em off começa a relatar a sua relação com a personagem, o que significou para sua carreira o sucesso alcançado com as edições.
À medida em que a ilustração vai se finalizando, vários cortes mostram nossa heroína se aproximando do ateliê do artista. Quando o último retoque é dado â imagem, a espiã adentra o seu ateliê o encontro se consuma. Como bons e velhos amigos, relembram os anos de convívio quase diário. Porém, Brigitte não quer perder a oportunidade e, curiosa, indaga sobre a vida do mestre.
- Posso te contar muitas coisas, mas como todo artista, sou tímido e pouco dado a auto-elogios, por isso lhe dou a missão de colher junto aos meus amigos, colaboradores e fãs as outras peças do quebra-cabeça. Vejamos se você consegue cumprir mais essa missão.
A partir desse momento são acrescidos aos relatos de Benício os materiais de pesquisa de sua vida e as entrevistas capitaneadas pela estonteante personagem, entre ilustradores de renome, fãs, editores, diretores de arte, produtores, amigos e familiares. Ao final do encontro, com sua vida e obra revelada, Brigitte se despede e pede para o mestre acompanhá-la. Câmera na sacada mostra a bela espiã se despedindo do artista com um beijo carinhoso e entrando em um reluzente Karman-Ghia da época. O carro dispara e Benício acena para a amiga.
Revela-se um cenário de praia em fulgurante dia de sol, com o Morro Dois Irmãos ao fundo. Cenário vira ilustração arquitetônica do artista. Sobe créditos com música tocada ao piano pelo artista.

Nenhum comentário: