sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Tipos mais que gráficos


Um gaúcho radicado em Recife e com um blog muito bonito sobre tipografia, design e cultura em geral. Assim é o Marginalia e seu autor o Paulo W., mais um dos amigos que este projeto está conseguindo amealhar. Diretamente da bela cidade das pontes sobre o Capibaribe, Paulo difunde as belas artes e o traço sutil das fontes tipográficas com poesia e requinte de quem conhece o assunto.
De próprio punho, assim ele define o seu espaço:
“Inicialmente pode-se dizer que o Marginália é um veiculo de divulgação
de meus projetos tipográficos em execução e de minhas pesquisas nesta
área, e também é onde divulgo as minhas fontes já existentes no
mercado, além das (poucas) free e shareware. Porém, Marginalia é mais
que isto, pois de fato eu sempre tive vontade de divulgar aos meus
semelhantes aquilo que eu via como beleza e inquietação - movido sei
lá por que imperiosa determinação.

Então o formato "blog" parece que caiu como uma luva para alguem que
no passado colecionava e tentava participar dos bons e velhos fanzines
xerocados. A Internet é dadivosa em abrir este espaço para que todos
sejamos participes da vida e da arte, onde uma imita a outra.

Confesso, humildemente, que Marginalia tem mesmo é que tentar divulgar
as belas artes do mundo inteiro, quando eu me apequeno ao lado de
alguns gigantes esquecidos de tantas artes. Se não fui claro, é porque
o Marginalia também é poesia. Mas uma frase, que recebi décadas atrás
num fanzine de um (paranense?) fanzineiro chamado Werneck, se não me
falha a memória: DIVULGAR O RARO, RAREAR O VULGO. Poderia descrever o
que tento fazer.”

Paulo W


(acima uma das “delícias” do cardápio marginálico – uma ilustração do tarot erótico de Milo Manara)
Marginália - http://intellectadesign.blogspot.com

Nenhum comentário: