segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Rio Pardo


No próximo dia 14 de dezembro Benício completa 70 anos. Como homenagem postaremos nessa semana uma série de fatos sobre a sua vida e iniciaremos com a sua cidade natal, Rio Pardo no estado do Rio Grande do Sul.
Rio Pardo conta atualmente com cerca de 40.000 habitantes e foi fundada por portugueses açorianos. Possui um conjunto arquitetônico e histórico de destaque e localiza-se a aproximadamnete 145 km de Porto Alegre. Sua economia se baseia na agricultura e na pecuária.
O pai Enedino trabalhou na cidade como funcionário público municipal e a mãe Hilda, como professora.
Benício recorda-se de sua casa com enormes janelas, em beira de calçada, no meio do quarteirão, perto da Rua da Ladeira e do famoso calçamento. Jogar pião era seu divertimento além de desenhar.

Legendas

1- Rua da Ladeira: (atual Júlio de Castilhos) Construída em 1813
Cópia da Via Ápia, com escoamento central.
Primeira rua com calçamento do estado.
O calçamento foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico
Nacional (IPHAN) em 1954

2 – Escola Militar: Construída de 1846 a 1880.
Tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado do Rio Grande do Sul em 1983.

3- Igreja da Matriz Nossa Senhora do Rosário
Construída em 1779. Tombada pelo Patrimônio Histórico do
Município de Rio Pardo - RS em 1978. e onde Benício foi batizado e participava de missas aos domingos.

4- Vista da cidade.

Ouça o hino da cidade em: http://www.riopardo.rs.gov.br/index2.php?acao=downloads

Fontes de pesquisa:

www.riopardo.rs.gov.br
www.terragaúcha.com.br (foto 1)
www.fotonadia.art.vr (fotos 2, 3 e 4)
“Benício – Um perfil do mestre das pin-ups e dos cartazes de cinema” de Gonçalo Júnior

sábado, 9 de dezembro de 2006

Giselle


O sucesso da Editora Monterrey se iniciou com a série "Giselle - A Espiã Nua que abalou Paris" e a personagem foi magnificamente ilustrada por Benício. Dá para imaginar o impacto nas bancas de uma ilustração como essa em pleno março de 1964. E a se saudar também a ousadia do editor que deu ao artista a liberdade necessária para expressar sua arte enfrentando os rigores da época. Bons tempos editoriais aqueles!

Brigitte 2


A papel de Brigitte no documentário será o de levantar os dados da vida do Benício, colher depoimentos e ditar o ritmo com sua interpretação. O foco principal é mesmo a vida e a obra do artista.
Nos testes realizados com as modelos/atrizes para o papel de Brigitte Montfort, Sandra Garcia se destacou pela sua expontaneidade e interesse. Chegou ao estúdio já sabendo um pouco do roteiro e não teve dificuldade em decorar sua fala. Mostrou-se dedicada e simpática conquistando a todos da equipe. Com certeza, ela trará um brilho especial ao projeto e reavivará a memória de todos que elegeram Brigitte como ícone de uma época.
Na composição acima vemos Sandra em foto de seu composite e retratada como Brigitte durante o teste de estúdio.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Você sabia?


... que na década de 70 Benício ilustrou 20 capas de ZZ7 em um único mês contando apenas com um assistente?

Tipos mais que gráficos


Um gaúcho radicado em Recife e com um blog muito bonito sobre tipografia, design e cultura em geral. Assim é o Marginalia e seu autor o Paulo W., mais um dos amigos que este projeto está conseguindo amealhar. Diretamente da bela cidade das pontes sobre o Capibaribe, Paulo difunde as belas artes e o traço sutil das fontes tipográficas com poesia e requinte de quem conhece o assunto.
De próprio punho, assim ele define o seu espaço:
“Inicialmente pode-se dizer que o Marginália é um veiculo de divulgação
de meus projetos tipográficos em execução e de minhas pesquisas nesta
área, e também é onde divulgo as minhas fontes já existentes no
mercado, além das (poucas) free e shareware. Porém, Marginalia é mais
que isto, pois de fato eu sempre tive vontade de divulgar aos meus
semelhantes aquilo que eu via como beleza e inquietação - movido sei
lá por que imperiosa determinação.

Então o formato "blog" parece que caiu como uma luva para alguem que
no passado colecionava e tentava participar dos bons e velhos fanzines
xerocados. A Internet é dadivosa em abrir este espaço para que todos
sejamos participes da vida e da arte, onde uma imita a outra.

Confesso, humildemente, que Marginalia tem mesmo é que tentar divulgar
as belas artes do mundo inteiro, quando eu me apequeno ao lado de
alguns gigantes esquecidos de tantas artes. Se não fui claro, é porque
o Marginalia também é poesia. Mas uma frase, que recebi décadas atrás
num fanzine de um (paranense?) fanzineiro chamado Werneck, se não me
falha a memória: DIVULGAR O RARO, RAREAR O VULGO. Poderia descrever o
que tento fazer.”

Paulo W


(acima uma das “delícias” do cardápio marginálico – uma ilustração do tarot erótico de Milo Manara)
Marginália - http://intellectadesign.blogspot.com

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

ZZ7


Capa de ZZ7 enviada por Lou Carrigan, colaborador assíduo desse blog. Aos poucos irei postando as restantes (são no total 21 capas).
Gracias novamente Mr. Carrigan.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Enigma dos Portais


A coleção Enigma dos Portais se compõe de 4 volumes cada um tratando dos elementos da natureza.
No livro sobre a Água ilustrado por Nilton Ramalho, os heróis vivem uma aventura repleta de magia na Terra Primeira, mundo real, onde todos têm a sabedoria divina revelada e sabem que são filhos da Grande Mãe, a Mãe Terra. Nesta aventura caminham a procura da mãe de todas as águas. Precisam encontrar, descobrir quem é Yakacy. A missão das crianças é fazer com que Ela - a Senhora de Todas as Águas - volte a cantar a criação para que o bicho homem se recorde que ele é também filho da Grande Mãe e tudo aquilo que ocorre a Ela ocorre a seus filhos, sejam animais, plantas, pedras...
Benício está ilustrando o segundo volume sobre a Terra, que fala de sonhos, de um mundo melhor - a Terra Sem Males - o mito do paraíso dos índios brasileiros, onde homens, animais, plantas e estrelas vivem em perfeito equilíbrio. Além de belo trabalho de resgate , e promoção das raízes culturais brasileiras é um instrumento de formação ecológica.
Uma coleção que começa a ter valor já pelas magníficas ilustrações e se completa com um conteúdo que trata a criança e adolescente com inteligência e respeito.

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Alô, câmbio....



Caros amigos,

Apesar do tempo instável nas Ilhas Marshall, envio a primeira imagem do mestre Benício conforme prometido. Ele está super-envolvido no projeto chamado “Enigma dos Portais” da autora Anne Raquel Sampaio que trata de Educação Ambiental e que utiliza a literatura como intrumento de apoio a conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância da preservação de nosso planeta. Todos os elementos da natureza são o pano de fundo da obra; Nilton Ramalho ilustrou maravilhosamente o tema Água; ao nosso artista coube a Terra.
Agora vou tomar um Dry Martini antes de embarcar no hidroavião que me levará de retorno ao Haway. De lá envio mais uma ilustração e informações complementares sobre o projeto.
Beijos

Brigitte

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

De última hora...



Mais uma descoberta de nossa valorosa espiã: Benício está ilustrando fervorosamente para uma coleção de livros sobre educação ambiental e cultura indígena. Serão 42 ilustrações de página dupla. Mais informações e algumas ilustrações em breve, assim que nossa agente conseguir enviá-las, pois se encontra em missão especial numa ilha do Pacífico.

A nossa Brigitte




Sandra Garcia será a Brigitte Montfort em nosso documentário. Além da sua beleza natural, é muito inteligente, carismática e boa atriz. Solicitei a ela um pequeno currículo e o transcrevo abaixo. Parabéns San e boa sorte a todos nós!

Olá pessoal! Meu nome é Sandra Garcia, tenho 22 anos, sou atriz, modelo, faço alguns trabalhos como dublê de ação (carro e moto) e, atualmente, estou cursando Jornalismo.

Comecei no programa "Fantasia" do SBT aos 14 anos, logo após, iniciei o curso de teatro no "Macunaíma"; em seguida, apareceram diversos testes que me abriram novas oportunidades: algumas reportagens no programa "Mesa Redonda" (Rede Gazeta); apresentação de um game-show no Canal 21, atuação em alguns capítulos da novela "Cidadão Brasileiro" (Rede Record), etc.

Como dublê de ação, meus trabalhos mais recentes foram: comercial da moto Honda "bros" (atuando como piloto), comercial da moto Yamaha "YBR" (atuando como piloto e atriz principal) e também um filme que está em cartaz – "Muito gelo e dois dedos d'água", dirigido pelo Daniel Filho – onde fiz dublê da Mariana Ximenes em todas as cenas de ação com o carro, foi emocionante!

Participei também de algumas campanhas (comerciais e fotos), entre elas: Sony, Vivo, Caixa Econômica Federal, Democrata (calçados), VitaDerm (cosméticos), Natura, Pão de Açúcar, Shopping Iguatemi, Shopping Central Plaza, Pernambucanas, Zêlo, Rei do Mate, Melhoral, Duloren, Seda, Arno, toda a nova linha de sabonetes Ypê Luxo, etc.

Atualmente, estou nas etapas finais dos testes para a próxima novela do SBT e, para o início de 2007, apresentarei o programa "Caçadores de Aventuras" que é um projeto jovem voltado para um público que gosta de aventura, cultura, gastronomia e, principalmente, esportes radicais e muita adrenalina. Este projeto é dirigido pelo Valter Leite (atual diretor do programa "Boa Noite Brasil" – TV Band).



Como é Sandra Garcia...

Sou uma pessoa muito feliz e dedicada àquilo que faço, sou justa e bastante sincera. Na maioria das vezes, um pouco palhaça... rs..., acho que rir faz muito bem e fazer as pessoas sorrirem é melhor ainda!

Pratico esportes, freqüento academia, gosto de estar com a família e ADORO o meu trabalho, pois, à cada instante, estou em um lugar, viajando, apresentando, pilotando, fotografando ou interpretando. A paixão pelo trabalho, além de não causar estresse, pode produzir resultados admiráveis, sigamos o exemplo do Benício!

Em relação ao "Enconto de Benício com Brigitte Montfort", acho que todo projeto que valoriza o talento do artista nacional merece nosso carinho e admiração, ainda mais quando se trata de alguém como o Benício, reconhecido pelo talento e competência de seu trabalho.

Participar deste documentário, seria uma experiência valiosa para minha carreira profissional e, pessoalmente, acho que será fascinante conhecer esta lenda viva que é o Benício.

No que depender de mim, resgataremos Brigitte Montfort para os antigos fãs e para um público que saiba apreciar uma ótima história!

Sandra Garcia

A Imagem do Som


Obra em acrílico esposta no Paço Imperial do Rio de Janeiro e que faz parte da coletiva "A Imagem do Som". Cada artista é sorteado para ilustrar uma música. Ao Benício coube a canção de Djavan "Meu Bem Querer".