segunda-feira, 12 de março de 2007

Justiça feita



Na época dos trabalhos com a Editora Monterrey, nos idos das décadas de 60/70, o mercado de ilustração não tinha a organização que tem hoje, com associações, contratos, tabelas de preços, direitos de imagem e outras iniciativas. O caminho ainda é longo para a efetiva profissionalização mas muito se evoluiu para a valorização da ilustração.
Benício trabalhou durante anos para a Editora Monterrey e deixou todos os originais nas mãos dos proprietários. Quando a Editora foi vendida, os novos proprietários sempre se recusaram a devolver os originais a quem são de direito, o artista.
Mas como a justiça tarda, mas não falha (ou pelo menos, não deveria), Benício em sociedade com Marcelo Del Cima conseguiu recuperar em um sebo da Praça XV, 2.200 originais em perfeito estado de conservação, com as capas ainda protegidas por plástico, sem nenhum arranhão ou marcas de sujeira.
Realmente um fato a ser comemorado. Você merece, Benício!
E para saudar tal evento, acima duas capas de ZZ7 gentilmente cedidas por Lou Carrigan.

CD ErasmoCarlos


Capa do último CD do Erasmo Carlos ilustrado magistralmente por Benício.

sexta-feira, 9 de março de 2007

Horóscopo - Touro



Com esta magnífica ilustração se encerra a séria Horóscopo para a Editora Monterrey, editada no início dos anos 80.
Benício ainda ressalta: "Gostaria de salientar que estas artes foram dirigidas a um público classe B e C, bem popular, daí o fato de me afastar um pouco dos rigores da arte clássica, para ser melhor entendido pelo público ao qual me dirigia."

Horóscopo - Virgem

Horóscopo - Sagitário

Horóscopo - Peixes

Horóscopo - Libra

Horóscopo - Leão

quinta-feira, 8 de março de 2007

Horóscopo - Capricórnio

Horóscopo - Gêmeos

Horóscopo - Escorpião

Horóscopo - Câncer

Horóscopo- Aquário

Horóscopo - Áries


No início dos anos 80 Benício fez 12 ilustrações para a Editora Monterrey com o tema Horóscopo emoldurado com lindas mulheres-esculturas. Seguem agora algumas delas.